Vantagens e desvantagens do treino cruzado para corredores

Vantagens e desvantagens do treino cruzado para corredores.

Vantagens ✅

▪ Melhora o teu nível de aptidão física. Aumenta a capacidade de trabalho do limiar aeróbico assim como do limiar anaeróbico, o que te permite correr mais depressa e ter um aumento da eficiência muscular.

▪ Previne lesões. Ao alterares o esquema motor, alteras o desempenho muscular e os grupos musculares envolvidos.

▪ Reabilitação. Se estiveres num processo de recuperação, é uma forma fantástica de manter o teu nível de aptidão física e de activação mental.

▪ Aumenta o teu volume de treino. Horas, quilómetros, ganho de elevação...

▪ Pode ser utilizado como descanso ativo.

▪ Quebra a monotonia e é motivador.

▪ Enriquece as tuas capacidades motoras. Ao obrigar-te a aprender um maior número de esquemas e padrões desportivos. Isto resulta numa maior capacidade de resposta às diferentes situações que podem surgir em competição.

Desvantagens ❌

▪ Possibilidade de lesão. Assim como pode ser uma vantagem na prevenção de lesões, pode também ao mesmo tempo ser perigoso devido à falta de técnica nas modalidades desportivas escolhidas.

▪ Excesso de atividades complementares. Se não planejarmos corretamente o tempo dedicado ao treino cruzado, podemos cair no erro de subtrair horas necessárias à corrida.

▪ Erros no planeamento da carga. Ao não dominarmos as outras atividades, bem como ao correr, podemos cometer o erro de não acertar no volume e na intensidade.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos