Três métodos para ganhar maior explosividade 💣

A explosão é uma das facetas que devemos trabalhar como corredores, especialmente se gostamos de corridas curtas, onde o nosso organismo vai ao máximo do princípio ao fim, ou desafios com grandes desníveis, tais como os Quilômetros Verticais.

Aqui tens três métodos que te ajudarão a ganhar aquela faísca explosiva tão necessária nas montanhas.

▪️Fazer sessões intervaladas duas vezes por semana

Para além da corrida continua, existe outra forma de treinar a tua resistência, um tipo de treino mais anaeróbico conhecido como sessões divididas, ou seja, a propagação do esforço de treino por várias partes. Isto permite-nos um maior esforço em cada uma das partes da sessão, e uma explosividade extra para os nossos músculos.

▪️Realizar exercícios pliométricos

Os treinos pliométricos são fundamentais para os corredores de montanha. O objetivo é extrapolar alguns dos gestos que fazemos nas montanhas, tais como saltos, aterragens ou curvas, e treiná-los individualmente e externamente em sessões específicas. Com a pliometria conseguimos melhorar a força da parte inferior do corpo, já que os movimentos dos exercícios são rápidos e poderosos, o que nos dá maior força e velocidade.

▪️Fazer treinos com inclinação
Correr em superfícies irregulares é um dos melhores métodos para ganhar explosividade, algo que tem sido apoiado por muitos estudos. Para além de aumentar a tua resistência, habitua os teus músculos ao que as montanhas têm para oferecer: declives para cima e para baixo sem qualquer ordem ou formato em particular. O treino em locais montanhosos ou áreas pouco planas também nos ajudará a melhorar o nosso VO2max.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos