Massagem Desportiva: Capricho ou Necessidade?
Conceitos como o treino, nutrição e equipamento estão sempre presentes na mente dos corredores mas existem outros aspectos que não recebem a atenção que merecem.
Todos nós corredores fazemos grandes exigências aos nossos corpos. As nossas fibras estão sujeitas a grande stress, o que pode causar contraturas ou micro-rupturas musculares. A partir daí a nossa capacidade muscular diminui, assim como o nosso desempenho.
Acelera a recuperação de lesões.
A pergunta que muitos atletas fazem: "Deve ser feito antes ou depois de competir?". A verdade é que ambas as opções são válidas.
Antes de uma competição o ideal seria uma massagem mais curta sem causar dor excessiva. Recomenda-se pelo menos duas sessões (embora seja melhor se forem mais) durante o mês antes da prova. Com estas sessões vamos aumentar a nossa tonificação muscular, estimular a musculatura, reforçar a circulação sanguínea e eliminar as toxinas produzidas devido à acumulação de quilómetros. Além disso, atrasaremos o início da fadiga durante a corrida e reduziremos o risco de lesões.