Massagem Desportiva: Capricho ou Necessidade?

Conceitos como o treino, nutrição e equipamento estão sempre presentes na mente dos corredores mas existem outros aspectos que não recebem a atenção que merecem.

Um deles é a massagem, que muitos corredores pensam ser apenas para atletas profissionais. A massagem desportiva pode ser utilizada por qualquer pessoa que pratique desporto, independentemente do seu nível.

Todos nós corredores fazemos grandes exigências aos nossos corpos. As nossas fibras estão sujeitas a grande stress, o que pode causar contraturas ou micro-rupturas musculares. A partir daí a nossa capacidade muscular diminui, assim como o nosso desempenho.

Há que cuidar deste aspecto assim como cuidamos da nossa dieta e descanso.
Aqui estão alguns dos benefícios:
▪️ Combate a fadiga muscular;
▪️ Otimiza o desempenho muscular;
▪️ Aumenta a oxigenação dos músculos;
▪️ Estimula a circulação sanguínea;

▪️ Acelera a recuperação de lesões.

A pergunta que muitos atletas fazem: "Deve ser feito antes ou depois de competir?". A verdade é que ambas as opções são válidas.

Antes de uma competição o ideal seria uma massagem mais curta sem causar dor excessiva. Recomenda-se pelo menos duas sessões (embora seja melhor se forem mais) durante o mês antes da prova. Com estas sessões vamos aumentar a nossa tonificação muscular, estimular a musculatura, reforçar a circulação sanguínea e eliminar as toxinas produzidas devido à acumulação de quilómetros. Além disso, atrasaremos o início da fadiga durante a corrida e reduziremos o risco de lesões.

Por outro lado, se optarmos por uma massagem depois de competir, devemos estar conscientes de que será um pouco mais longa, profunda e dolorosa, pois depois de uma atividade desportiva mais exigente as nossas fibras estão mais frágeis. Também vamos precisar de várias sessões e os benefícios que vamos obter são muitos: Relaxamento dos músculos; Redução do lactato; Prevenção de espasmos musculares etc.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos