As chaves para te manteres sempre bem hidratado 💦🧊

Algo tão simples e óbvio como a hidratação durante o desporto pode por vezes tornar-se um problema sério se ficarmos aquém ou até exagerarmos.

Com estas directrizes conhecerás a forma correcta de te hidratares antes, durante e depois da uma actividade.

▪️Antes

Nos dias antes a uma longa sessão de treino ou competição, tem especial atenção à hidratação a partir do momento em que acordas. Aumenta o número de copos de água que bebes e tenta hidratar um pouco mais do que o habitual nas duas horas que antecedem o início do treino.

▪️Durante

Quando estiveres activo, não esperes até ter sede para beber. O momento em que se começa a sentir sede significa que a desidratação já começou. Prevenir este momento e beber antes de ter sede, mesmo que não sintas essa necessidade.

Tomar pequenas doses de água ou bebida isotónica a cada 20 a 25 minutos. É preferível estar fresca, entre 15 e 20 graus, adicionando cubos de gelo se necessário, especialmente nos meses de Verão ou em dias quentes acima dos 25 graus.

Não bebas demasiado. Tal como é um erro beber pouco, também é um erro beber demasiada água. Se o fizermos, ficaremos demasiado hidratados, o que leva a uma perda de sódio no sangue devido ao excesso de água e consequente tremor e perda de força.

Para saberes se o teu estado de hidratação é bom, olha para a cor da tua urina. Se tiver uma cor clara significa que estás bem hidratado, enquanto que se tiver uma cor diferente da habitual, como o amarelo intenso, significa que estás em processo de desidratação.

Quanto mais escura a cor, maior a desidratação, o que pode colocar a tua saúde em risco. Em tais situações, não penses duas vezes e dirige-te aos serviços de saúde.

▪️Depois
Após longas sessões de treino ou competições que duram várias horas, devemos enfatizar a reidratação do nosso organismo, que será feita lentamente nos dias que se seguem à actividade.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos