A importância das subidas / descidas no treino do corredor 📈📉

▪️Subidas ⬆️

Esta é a sessão de treino "estrela" dos corredores.
Deve ter-se em conta que quando se enfrenta uma subida, há um gasto extra de energia comparando com o piso plano.
O principal objectivo de apostar neste treino é dar ao corredor a força necessária para enfrentar com vigor e destreza todo o tipo de subidas tentando utilizar o mínimo de energia possível.
Vamos também melhorar muito a nossa postura, o que não deixa de ser bastante importante pois um dos principais motivos da ineficiência técnica em corredores é a falta de força muscular.
Sugerimos que vão alternando inclinação e duração para que o corpo não se habitue a uma certa rotina. Como alternativa ao trabalho em subidas temos escadas, degraus, saltos horizontais etc.

▪️Descidas ⬇️

Muitas vezes os corredores consideram as descidas como o merecido descanso após a subida. Na nossa opinião, isto é um erro, uma vez que a descida requer concentração (principalmente em trail) para não errarmos e acabarmos por superar a fadiga da subida. Por outro lado, há que ter em conta que a descida também representa um maior gasto de energia para o corredor em comparação com um piso plano. Portanto, se houver despesas, é necessário treinar para as reduzir e evitar o risco de lesões devido às temidas entorses ou rupturas musculares. Tal como no tópico anterior, recomendamos variabilidade na duração e inclinação das descidas.
Podes treinar a descer escadas, degraus ou multi skipping horizontal em superfícies com ligeira inclinação.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos